Ciências - Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)



OBA 2021 - EE PAULO AFONSO 28/05/2021 >> CLIQUE AQUI PARA VER A POSTAGEM 

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

É um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
A partir de 2005 a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 
A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privado, urbano ou rural, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. 
A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado.
 • Quem se inscreve para a Olimpíada Brasileira de Astronomia, automaticamente está inscrito para o MOBFOG

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é organizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), para alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio do país. Assim como a OBA, o principal objetivo da competição é despertar o interesse dos estudantes pela Astronáutica, Física e Astronomia, através de uma metodologia lúdica e cooperativa.

Os foguetes da MOBFOG são distintos para cada um dos quatro níveis: 
Nível 1: para alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental.
Nível 2: para alunos do 6° e 7° ano do ensino fundamental.
Nível 3: para alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental.
Nível 4: para alunos do ensino médio e do ensino superior 

Os alunos recebem certificados e medalhas de acordo com suas notas de provas e pelo desempenho do foguete.